terça-feira, 14 de abril de 2009

Reitor inaugura obras a toque de caixa antes do fim do mandato


A quatro dias da posse do novo reitor Fernando Costa, o reitor José Tadeu Jorge apressa a inauguração de obras e formalização de projetos para não deixar o mérito das realizações para seu sucessor.

A formalização do projeto de criação do Jardim Botânico; a inauguração de dois conjuntos de obras na Faculdade de Ciências Médicas (FCM); e a ampliação de dois laboratórios na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), encerram a gestão melancólica iniciada com a renúncia de Carlos Henrique de Brito Cruz da reitoria da Unicamp, em abril de 2005, quando ainda lhe faltava cumprir um ano e meio de mandato, para tornar-se diretor científico da Fapesp, cargo abaixo da presidência que ele já ocupara de 1996 a 2002, mas tido como o mais poderoso.

Tadeu Jorge, que vinha exercendo a coordenação geral da Unicamp desde 2002, tornou-se reitor por antecipação e assumiu em 19 de abril de 2005. O novo reitor, o médico Fernando Costa, tomará posse às 18 horas do dia 17, em cerimônia no Centro de Convenções da Unicamp.

O projeto do Jardim Botânico será realizado em uma área de proteção permanente, localizada entre a Feagri e a Editora da Unicamp, e deve se tornar um espaço para estudo em educação ambiental e lazer, com ênfase na conscientização sobre a importância das plantas nos ecossistemas e nos recursos naturais. As primeiras mudas já começaram a ser plantadas no local – pitomba, jabuticaba, cacau e uvaia. O projeto ainda contará com canteiros, praça com plantas citadas na Bíblia, passarela de plantas aquáticas, Jardim Japonês, Jardim Caipira e outros espaços.

Junto com o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) em exercício, José Antonio Rocha Gontijo, bem como os dois diretores que o antecederam, Mário Saad e Lílian Costalat, o reitor inaugurou também dois conjuntos de obras da FCM, estimados em R$ 3,9 milhões: o Laboratório de Habilidades e o prédio da pós-graduação.

O novo Laboratório terá 1.280 metros quadrados, acomodando uma sala de aula com bancadas para 120 lugares para atividades de microscopia e mais três salas de suporte para as práticas acadêmicas, guarda de materiais e de um futuro museu das peças anatomopatológicas usadas em demonstrações e estudos. Já o prédio da pós-graduação, de 1.056 metros quadrados, reunirá as secretarias dos programas de pós-graduação, salas de apoio às coordenadorias, videoconferência e reunião de banca para avaliação de teses, salas de aula, sala de informática, nove laboratórios para jovens talentos e elevador para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

E finalmente com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através do projeto CT-Infra e da Administração da Unicamp, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) comemorou a entrega à comunidade da ampliação do Laboratório de Instrumentação e Controle e, também, do Laboratório de Projetos de Máquinas Agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário