Secretário do Meio Ambiente é um dos candidatos confirmados
Mayla Porto, atual presidente do Comdema, explica que pela lei do conselho, é possível que um representante titular da secretaria do meio ambiente, pertencente ao segmento do poder executivo se candidate, porém não é desejável. “O governo está jogando todas as suas forças para ganhar o Comdema”, afirmou Mayla.
O posicionamento crítico do Comdema em questões de impacto local, como a ampliação do Aeroporto de Viracopos e a chegada do trem de alta velocidade, seriam fatores decisivos na disputa entre o conselho e a Prefeitura. Neste ano também será discutido o plano gestor da APA (Área de Proteção Ambiental), sendo importante a participação da sociedade civil.
Além do representante da Secretaria de Meio Ambiente, entram na disputa Luiz Carlos Sousa, representando a macrozona 08 e Victor Petrucci, representando a macrozona 02. Vitor é apoiado pela atual presidente Mayla Porto, que continua defendendo um conselho independente e autônomo. “O ambientalista Victor Petrucci traduz esta independência”, concluiu Mayla.
O Comdema tornou-se um órgão deliberativo pela Lei Municipal nº 10.841, de 24 de maio de 2001 e tem por objetivo promover a participação da sociedade civil no processo de discussão e definição da Política Ambiental no Município de Campinas.
A eleição está agendada para o dia 15/10 às 14h00 e acontecerá em reunião extraordinária especificamente convocada para este fim, na sede da Associação dos Rotarianos de Campinas, localizada na Av. Benjamin Constant, 1704, Centro.