segunda-feira, 22 de junho de 2009

Declaração de ministro compromete a profissão dos advogados


Ao declarar que a decisão de derrubar a exigência de diploma de jornalista deverá criar um modelo para outras profissões que “ não exigem aporte científico e treinamento específico”, o presidente do STF, Gilmar Mendes, inclui sua própria profissão, a de advogado, no rol das que podem ser desregulamentadas.

Se existe uma profissão com similaridade à de jornalista é justamente a de advogados, pois ambas se baseiam em fatos e idéias, assim como fazem das letras, da história e dos usos e costumes fontes de suas interpretações dos fatos contemporâneos.

Segundo Gilmar Mendes, a decisão vai suscitar debate sobre a desregulamentação de outras profissões. O tribunal vai ser coerente e dirá que essas profissões podem ser exercidas sem o diploma.' Há, segundo o ministro, vários projetos sobre o tema no Congresso, que, se chegarem ao STF, terão a mesma interpretação dada à questão do diploma de jornalismo.

'A regulamentação, se for o caso, será considerada inconstitucional', afirmou o presidente do STF. Mendes esclareceu que, a partir de agora, o registro de jornalista no Ministério do Trabalho 'perdeu o sentido', assim como todos os outros aspectos que regulamentavam a profissão. 'O registro não tem nenhuma força jurídica.' O ministro também disse 'não ser viável juridicamente' a elaboração de uma nova lei pelo Congresso exigindo diploma, como sugeriu o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

A exigência do registro de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil também é inconstitucional, pois fere o princípio da liberdade de filiação a entidades de classe. A Constituição Federal diz no inciso V do artigo 8º que: “Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato”. Portanto, o registro de advogado não tem nenhuma força jurídica.

Pousada do Sossego é opção de hospedagem e eventos agradáveis junto à natureza



Comemorações de aniversários, batizados e casamentos têm espaço adequado para diversões em área rural bucólica entre Vinhedo e Louveira

Comemorar aniversários, casamentos, noivados e confraternizar com grupos de amigos fazendo churrasco na beira da piscina, enquanto as crianças passeiam de pônei, os jovens batem uma bola no mini campo, os amantes da pesca tentam fisgar um tucunaré, pacú ou uma tilápia no lago, e os mais idosos passeiam no pomar, é possível na Pousada Recanto do Sossego.

E depois da festa, descansar em uma das 15 suítes do local, e encomendar um jantar para fechar com classe o final de semana. Toda essa programação é possível na Pousada Recanto do Sossego, localizada na divisa de Vinhedo e Louveira, que tem atraído grupos distintos de um público diversificado interessado no convívio com a natureza, no ar puro em meio a matas nativas e no silêncio da área rural.

Há dez anos instalada no local, que foi sendo melhorado constantemente, a pousada é administrada por Antonio Carlos de Almeida, que oferece também pacotes de hospedagem para Executivos com preços diferenciados durante a semana. O público que procura a pousada é formado por jovens casais, famílias e grupos de amigos nos finais de semana para confraternizações, além dos executivos a trabalho na região que repousam na pousada.

Entre as opções de serviços estão o aluguel do espaço e churrasqueira da piscina (há também quatro churrasqueiras em volta do lago de peixes) para festas de confraternizações, diária para uso somente da piscina, as diárias das suítes, e encomendas de jantares e almoços no restaurante da pousada. A partir de agosto estará funcionando todos os finais de semana um restaurante com a tradicional comida mineira.

As suítes são confortáveis e possuem cama de casal ou de solteiros, televisão e chuveiro quente. O lago foi formado a partir de um olho d´água que existia no local, com água natural e corrente, o que garante a qualidade dos peixes, mas a pesca está disponível somente para os hóspedes, que devem levar sua "tralha". A pousada promove ainda jantares encomendados e nos finais de ano realiza um banquete de réveillon para os clientes.

Serviço:
Pousada Recanto do Sossego
Estrada Vinhedo Louveira km 81, nº 2062 – Bairro Paiol Velho – Vinhedo – SP
www.pousadarecantodosossego.com.br
(19) 3878-4012 ; Cel: (19) 9351-2272

Oficina Primavera comemora um ano de atividades no Galleria Shopping


Parceria entre Galleria Shopping e Grupo Primavera é pioneira e inovadora; resultados da loja demonstram a força dessa união e o potencial da responsabilidade social

Nesta quinta-feira, 18 de junho, a Oficina Primavera, loja do Grupo Primavera localizada no Galleria Shopping, em Campinas, completou um ano. A data é um marco para a ONG que, de forma pioneira, chegou ao varejo em um endereço nobre na cidade para expor e comercializar suas bonecas e brindes. A montagem e operação da loja somente foi possível pela parceria entre o shopping e a ONG, que cedeu gentilmente o espaço para abrigar a loja. Essa união reafirma o compromisso do shopping em criar um ambiente para atrair e agregar um público interessado em praticar responsabilidade social, indo além de um simples local de consumo.

"Dentro deste primeiro ano, temos nos surpreendido com a organização, o crescimento profissional e desempenho desta loja. Aprendemos muito com a ONG”, afirma Alessandra Furtado, gerente de Marketing do Galleria. Segundo ela, o Grupo Iguatemi, que administra o Galleria Shopping, é admirador do trabalho realizado com meninas em situação de risco no Jardim São Marcos, na periferia de Campinas. “A loja foi uma forma que tivemos para concretizar a afeição e o respeito pela missão importante e muito especial na sociedade desempenhada pelo Grupo Primavera”, diz Alessandra.

Para comemorar o aniversário da loja, uma série de atrações foram organizada. O livro infantil “Sofia descobre o anjinho da guarda”, da escritora Adri Weber, foi lançado com exclusividade na Oficina com tarde de autógrafos e apresentação da boneca que representa a personagem principal da história, Sofia, criada pela ONG. No interior da loja, uma mesa de ‘chá de bonecas’, preparada por Carla Terzaghi, de São Paulo, ficará em exposição até julho.

Já o grupo de danças do Grupo Primavera, formado por 31 meninas atendidas pela ONG, fez duas apresentações, às 18h e 19h no palco central, localizado no piso 1 do shopping. Todas estarão fantasiadas de boneca, que é a marca registrada do Primavera. A apresentação incluirá ritmos variados, brincadeiras de roda e dança moderna.

Neste primeiro ano de atividades, a loja adotou várias práticas que contribuem para cativar os clientes, entre elas, a tematização da vitrine. A cada mês voluntariamente uma equipe de arquitetos, decoradores ou designers de ambientes usa um tema específico do período para a decoração e muitas pessoas conhecem a loja e as atividades da entidade atraídas pela vitrine. Para o aniversário, a vitrine foi montada pela decoradora Rita Diniz.

A loja abriga uma oficina onde se demonstra como a boneca é produzida, com o aproveitamento criativo e mais sofisticado de produtos e retalhos, e o showroom que mostra o produto pronto e os brindes para empresas feitos pela instituição.

Além da comercialização dos produtos confeccionados na sede do Grupo Primavera, a loja também auxilia na divulgação das atividades desenvolvidas pela ONG. Cerca de 400 meninas são atendidas diariamente no Jardim São Marcos e a ONG conta com o apoio financeiro de empresas e o trabalho de inúmeros voluntários para a realização de seus programas sócio-educacionais visando a inserção social e profissional do futuro das jovens.