quinta-feira, 17 de junho de 2010

Começam hoje as discussões sobre macrozonas de Barão

O futuro da cidade, o nosso futuro


A cidade de Campinas foi dividida (2006) em 9 macrozonas -MZ* e cada uma delas deve seguir um Plano de Gestão Urbana - PGU.

PGU? Por que devemos nos importar com ele?

O Plano de Gestão é o instrumento que define as regras para a ocupação do território, o zoneamento e, dessa maneira, orienta o crescimento da cidade; o tipo de ocupação dos espaços públicos e privados; onde poderá ocorrer o adensamento populacional e até que ponto este será permitido; se haverá ou não a verticalização; quais as áreas verdes que deverão ser preservadas, entre outros aspectos muito importantes que afetam o cotidiano dos habitantes.

No distrito de Barão Geraldo o planejamento, ocupação e crescimento são definidos pelo Plano Local de Gestão Urbana - PLGU BG - Lei 9.199 de 1996** que foi elaborado com ampla participação da comunidade. Mas infelizmente o que de fato aconteceu no distrito desde então foi o descumprimento do PLGU, agravando progressivamente os problemas que já existiam em 1996 e que até hoje não foram sanados pelo poder público municipal, como o trânsito, as construções irregulares, entre outras mazelas locais. A negligência com o PLGU estimulou o aparecimento de novos problemas como as grandes enchentes, o aumento populacional que gerou sobrecarga em todas as áreas vitais do distrito, além da maior vulnerabilidade das áreas verdes restantes, entre elas a Mata de Santa Genebra.

Neste momento, novamente discutiremos o futuro de Barão Geraldo. É hora de decidirmos o tipo de lugar no qual queremos viver, decidirmos em qual cidade desejamos morar, criar nossos filhos, trabalhar etc. É a hora de conhecermos e deliberarmos sobre os novos empreendimentos anunciados pela atual prefeitura que afetam diretamente o futuro de Barão Geraldo: Parque Ciatec II e Ceasa, entre outros. Quantos novos moradores virão para cá? E para onde irá o lixo uma vez que o Delta está saturado? Como a Mata de Santa Genebra sobreviverá ao adensamento populacional em seu entorno?

O futuro de Barão Geraldo, de Campinas e Região é responsabilidade de todos nós!
Por isso várias entidades estão mobilizadas para que a população participe, opine, comparecendo massivamente às reuniões!
Atenção ao calendário! Programe-se:
  
   Dia 17/06,quinta,às 19h-Escola Estadual Maria Maciel de Castro Kanso,Village Campinas
Dia 23/06, quarta, às 19h – Salão Paroquial (centro do distrito)
Dia 24/06, quinta, às 19h – sede da Próbairro na Cidade Universitária (em frente ao Boldrini)
Dia 28/06, segunda, às 19h – sede da Mata de Santa Genebra – Bosque de Barão

Fonte: SOS Santa Genebra

Começa hoje o mega arraiá no Taquaral


A tradicional festa junina promovida pela Prefeitura, batizada de Nhô Tonico em homenagem ao famoso compositor campineiro Carlos Gomes, começa nesta quinta-feira, dia 17 de junho, na Praça Arautos da Paz. Serão dois finais de semana de festa, com música, quadrilha, forró e barracas de comida e artesanato típicos. A festa tem início às 18h será realizada nos dias 17 a 20 de junho e de 24 a 27 de junho.

Na edição de 2009, a média de público ficou em 20 mil pessoas por dia. O arraial Nhô Tonico terá dois palcos para apresentações musicais e de dança com ritmos típicos de Festa Junina e uma tenda exclusiva para shows de forró.

No palco principal, sempre às 22h, haverá shows de bandas nacionais de forró e sertanejo, entre eles o grupo Falamansa, Mazinho Quevedo e Frank Aguiar. No palco "Quadrilha", serão realizadas apresentações desta dança típica por bailarinos profissionais e por alunos das escolas municipais, a partir das 19h. O terceiro palco é dedicado ao forró com apresentações de 11 bandas locais trazidas pela casa noturna Cooperativa Brasil a partir das 18h.

Além da música, o Arraial Nhô Tonico também oferece ao público 72 barracas de alimentação, artesanato e brincadeiras na Praça de Alimentação, Artesanato e Diversão. Os visitantes poderão degustar os quitutes típicos juninos, como quentão, vinho quente, pipoca e vão se divertir nas brincadeiras de boca de palhaço, correio elegante e bingo.

De acordo com o regulamento da festa junina, foram autorizados pela Secretaria de Cultura para colocar barracas os artesãos cadastrados nas Feiras de Artes, Artesanato e Antiguidades da Secretaria de Cultura, as instituições religiosas, culturais ou sociais sem fins lucrativos e os programas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

A novidade para a edição 2010 do Arraiá Nhô Tonico fica por conta da decoração. O decorador Zé Sereco, de Campina Grande, na Paraíba, assina o projeto deste ano. Ele já fez trabalhos para a Rede Globo e atua em uma das maiores e mais famosas festas juninas do país, que é a paraibana.

A infraestrutura da festa vai contar com segurança feita por homens da Guarda Municipal, além de posto de atendimento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e bolsões de estacionamento na área da Arautos da Paz comandados pela Emdec. Desde a última segunda-feira, funcionários da Prefeitura já estão na Arautos da Paz para fazer a montagem da estrutura da festa. 

Para o secretário municipal de Cultura, Arthur Achilles Gonçalves, o público pode esperar um grande evento no mesmo molde do ano passado. "Teremos atrações para todos os gostos, desde shows com artistas de grande apelo popular até a tradicional quadrilha. Sem dúvida, o Arraiá é um dos maiores eventos realizados pela Prefeitura e vem conquistando mais público a cada ano, atraindo não apenas os campineiros, como pessoas de cidades vizinhas", disse.