quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A história da Emei Agostinho Páttaro aos 40 anos



No início do século passado Jerônimo Páttaro, então com 16 anos,  saiu de um lugarejo perto de Veneza chamado Meolo, na Itália, e veio com a família para a nova terra, o Brasil, para tentar a vida. Com ele veio também uma irmã mais velha, Elizabeta, conhecida pela sua atraente beleza. Foram morar em Jundaí e depois em Ribeirão Preto, onde um rico fazendeiro se apaixonou por Elizabeta e com ela se casou.

Foi este fazendeiro que ajudou Jerônimo a comprar as terras da família Almeida Prado no local onde hoje fica o distrito de Barão Geraldo. Anos depois seu filho, Agostinho Páttaro, doou a área para a prefeitura, que ali construiu a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) que leva seu nome, e que comemorou os 40 anos de história e existência no dia 7 de novembro.

Milhares de crianças passaram então pelos bancos escolares e pela piscina da Emei Agostinho Páttaro desde então. Uma delas, que contou esta história, foi João Carlos Páttaro, hoje com 44 anos, neto de Agostinho. “Estudei aqui no pré primário em 1972, quando tinha seis anos, e  o prédio continua igual, só mudaram algumas instalações. A diretora era 'Dona' Enedina e que tinha bastante brinquedo para a criançada, mas o bom mesmo era nadar na piscina”, lembra João Carlos.

A professora Enedina, hoje com 87 anos,foi a responsável por montar o pomar e a horta, que até hoje são cultivados pelos educadores e alunos. As comemorações contaram com missa e atrações como a apresentação do tenor Vicente de Paulo Montero, com composições de Carlos Gomes, apresentações de coral, circo, teatro e poesia, demonstração de adestramento de cães da Guarda Municipal, e até a apresentação de um documentário sobre a história da escola.

“O documentário é inédito e super importante. A equipe da escola fez uma vasta pesquisa, com recortes de jornal, fotos do arquivo do Museu da Imagem e do Som e depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória da escola nesses 40 anos”, afirmou a diretora da unidade, Regina Valverde.

Hoje a escola, mantida pela prefeitura, educa 330 crianças de dois a seis anos, com 14 turmas no período matutino e vespertino, e é uma das únicas de Campinas que ainda mantém o modelo tradicional de grupo escolar.  A Emei Agostinho Páttaro fica na Rua Manoel Antunes Novo, 505, centro de Barão Geraldo.

4 comentários:

  1. BOA NOITE CARLOS É MUITO LEGAL VER ESSE TIPO DE REPORTAGENS SOBRE NOSSA HISTORIA PRINCIPALMENTE QUANDO ESSA HISTORIA TEM A VER COM A HISTORIA DE NOSSA VIDA , SOU FILHO DE DONA HENEDIA E FICO MEGA FELIZ PELAS HOMENAGENS PRESTADAS PRA ELA, SEI QUE ELA MERECE E AGRADEÇO IMENSAMENTE POR ISSO SÓ ALGUAMS RESSALVAS OK, O NEMO DELA É CO M "H" HENEDINA E A IDADE DELA É 79 ELA NASACEU EM 1930, AGRADEÇO A GENTILEZA ABRAÇOS
    MILTON

    ResponderExcluir
  2. olá Carlos sou bisneto de Antônia Páttaro e João Grigolleto, gostaria de saber se eles tem parentesco com Agostinho Páttaro e Jerônimo Páttaro se vc tem informação a respeito disso meu email é gilenof@yahoo.com.br. Aguardo resposta, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Eu estudei na escolinha e adorava! Lembro da piscina até hoje

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir