segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vestibular tem 3 mil faltosos e tema da redação surpreende




O convívio entre gerações e o exercício continuo de todos em lidar com as diferenças foi a temática que permeou a prova do vestibular 2010 da Unicamp, que reuniu 52.529 candidatos em Campinas e em outras 23 cidades do Brasil no domingo (15). Quase três mil candidatos faltaram }à prova. O tema da redação foi 'Gerações'. “É um tema atual e muito próximo dos jovens. Eles, geralmente, estão em uma fase de transição em sua vida, seja no âmbito familiar ou profissional”, contextualizou Renato Pedrosa, coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Este foi o maior vestibular já realizado pela Universidade, com 55.4484 inscritos. Medicina foi o curso mais concorrido, com 89,7 candidatos por vaga.

A prova da primeira fase foi composta da redação e 12 questões discursivas envolvendo as áreas de ciências biológicas, física, geografia, história, matemática e química. A lista dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 16 de dezembro, e as provas acontecem entre os dias 10 e 13 de janeiro. Este ano, como medida para aprimorar a segurança do processo, os candidatos precisaram apresentar duas fotos 3x4 datadas (ano de 2009). De acordo com a Comvest, os vestibulandos que esqueceram de levar as fotos ou se apresentaram com fotos antigas realizaram a prova mediante a assinatura de termo se comprometendo a levar as fotos exigidas no primeiro dia de provas da segunda fase. “Sem elas, os candidatos não poderão fazer a prova”, ressalta Pedrosa.

O índice de abstenção foi 5,3% e, segundo Pedrosa, esteve dentro do previsto. “O índice se manteve na média dos outros anos. O número de ausentes do vestibular da Unicamp sempre foi um dos mais baixos do país”, afirma. Ainda de acordo com a Comvest, dois candidatos fizeram a prova de hospitais, um em Campinas, do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, e outro da cidade de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário