terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vigilância faz arrastão contra dengue nesta quarta em Barão


Campinas reforça ações contra a dengue em todas as regiões de Campinas


A Secretaria de Saúde de Campinas reforçou as estratégias de combate à dengue e tem mantido ações diariamente em todas as regiões da cidade para prevenir a ocorrência de surtos no período de calor e chuvas.


Nesta quarta-feira, dia 18 de novembro de 2009, a partir das 8h, equipes da Vigilância em Saúde Norte promovem arrastão em bairros na abrangência dos Centros de Saúde Barão Geraldo, Santa Bárbara e Cássio Raposo do Amaral, na região Norte de Campinas.


Os técnicos, que terão reforço dos agentes comunitários dos centros de saúde envolvidos, vão atuar de casa em casa. Três caminhões e ajudantes vão percorrer borracharias para recolher pneus.


Segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado no final de outubro no município, estas áreas estão entre as que apresentam maior infestação do mosquito transmissor da doença. Portanto, neste momento são as de maior risco. 


Além disso, localidades nestes bairros estão na divisa com Hortolândia e Sumaré, cidades da Grande Campinas que possuem histórico de elevada notificação de dengue.
Nestas localidades, segundo o LIRAa, os pratinhos de vasos e as plantas que acumulam água, como bromélias, são os criadouros mais importantes.


Noroeste
Nesta terça-feira, dia 17 de novembro, foi promovido arrastão numa ocupação no bairro Novo Campos Elíseos, região Noroeste. Mais de 10 técnicos atuaram para remover criadouros como pneus, louças, latas, plásticos, entre outros que podem acumular água.


Segundo a supervisora de controle ambiental da Vigilância em Saúde Noroeste, Denize Rodrigues de Souza, também foram teladas caixas d’água e recolhidas larvas do mosquito Aedes aegypti.


“Simultaneamente ao arrastão foram realizadas ações de casa em casa, com aplicação de larvicidas, quando necessário, e atividades de comunicação e informação sobre a doença”, disse Denize.


Leste
Na última segunda-feira, dia 16, entre cinco e seis toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas pela equipe do Distrito de Saúde Leste, durante arrastão na ocupação do Jardim Líria. Segundo a equipe que atuou no local, foram encontradas larvas do mosquito em um endereço da ocupação. Nesta região, os principais criadouros são os resíduos inservíveis como pneus, latas, potes e outros.


“É importante que a população tenha sempre o olhar crítico para dentro dos seus domicílios, onde estão mais de 80% dos criadouros. Ficar atento para não deixar acumular água parada é uma das armas eficazes no combate ao mosquito transmissor da doença”, afirma a médica veterinária Andréa Von Zuben, coordenadora do Programa de Dengue em Campinas.

Segundo Andréa, por mais que haja esforço das autoridades, a luta contra a dengue só será realmente eficaz com a participação de toda comunidade.


Campinas registrou, em 2009, 189 casos autóctones de dengue. Em 2008, foram 259. Neste momento, não estão sendo registrados casos da doença no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário