quarta-feira, 26 de maio de 2010

Morcego com raiva provoca bloqueio no Jd. Independência


A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove na quinta-feira, dia 27 de maio, bloqueio contra raiva no Jardim Independência, em Barão Geraldo, região Norte da cidade.

A ação é necessária porque no local foi confirmado um caso da doença em morcego. O mamífero, hematófago, foi encontrado por um morador no quintal de sua residência. Ele entrou em contato com o CCZ que removeu o animal e enviou-o para exames no laboratório do instituto Pasteur, que confirmou o caso.

O bloqueio inclui ações de educação em saúde, mobilização social e vacinação de todos os cães e gatos que não receberam a dose contra a doença no ano passado. As populações canina e felina do local estão sendo estimadas, com base em levantamento feito pelos agentes de saúde nestas segunda-feira e terça-feira.

Com este caso, Campinas acumula em 2010, cinco casos de raiva em morcego. As quatro ocorrências anteriores foram duas em Barão Geraldo, região Norte, uma em São Conrado, região Leste, e uma no Centro. Em 2009, foram confirmados seis casos da doença em morcego no município.

Segundo a médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte, durante o trabalho de bloqueio é fundamental promover a educação em saúde e utilizar todas as formas possíveis de divulgar, entre a população, informações sobre a raiva, cuidados a serem adotados ao encontrar morcegos e o risco que estes animais representam na cadeia de transmissão da doença.

Além disso, segundo Tosca, é necessário divulgar a importância de manter gatos e cães vacinados, uma vez que, se esses bichos não estiverem protegidos, aumenta muito o risco de serem registrados casos em outros animais e em humanos.

Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

 A médica veterinária chama a atenção da população para a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva. Ela lembra que o último caso de raiva animal em Campinas foi registrado em 1989. “No entanto – adverte - a população deve ficar atenta uma vez que o vírus ainda circula na cidade, como mostra o exame positivo nesse morcego”.

Segundo Tosca, ao vacinar os animais de estimação, indiretamente também protegemos a população humana. A raiva é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive humanos e leva à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário