quarta-feira, 2 de junho de 2010

Morreu Kazuo Ohno, mestre do Lume Teatro


Morreu, aos 103 anos, o dançarino japonês Kazuo Ohno, referência para o Lume Teatro e responsável, junto de Tatsumi Hijikata, por desenvolver e disseminar a dança butô pelo mundo

Morreu, no dia 1º de junho de 2010, aos 103 anos de idade, Kazuo Ohno, uma das principais referências do LUME Teatro e patrono do grupo. Na primeira vez que veio ao Brasil, em 1986, Ohno assistiu a demonstrações técnicas de Luís Otávio Burnier e de Carlos Simioni (fundadores do LUME), no Teatro Anchieta, em São Paulo.

Simioni lembra que Ohno comentou que se Burnier tirasse um pouco das tensões corporais, ele seria um Nijinski. Para Simioni, ele proferiu uma frase misteriosa: “Se relaxar a pupila, você soltará a energia. Se a tensionar, a reterá”.

O butô é uma técnica trabalhada no grupo desde quando Burnier convidou a dançarina Natsu Nakajima para dirigir um espetáculo do LUME – “Sleep and Reincarnation from Empty Land”, apresentado no extinto Festival Internacional de Teatro de Campinas (FIT), em 1991, e hoje fora de cartaz. Depois dessa experiência, o grupo passou a utilizar os princípios do butô em suas pesquisas e espetáculos.

É possível identificá-los em diversos espetáculos do grupo, especialmente em “Shi-Zen, 7 Cuias” (2004), que reúne os sete atores e foi dirigida por um dos maiores colaboradores do LUME, o coreógrafo japonês Tadashi Endo – discípulo de Ohno –, que assina mais duas montagens do grupo: “Sopro”, solo de Carlos Simioni, e “Você”, solo de Ana Cristina Colla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário