domingo, 13 de junho de 2010

Mata Santa Genebra inaugura projeto de educação ambiental


A primeira apresentação do Projeto Construir e Criar, de educação ambiental para crianças por meio do teatro, aconteceu, dia 14 de junho, às 9h30, na praça ao lado da Mata Santa Genebra. Participaram convidados e estudantes das escolas Roque Magalhães e Jardim Santa Clara do Lago.

A proposta do projeto é levar apresentações gratuitas da peça Coração Verde, do Grupo Grumaluq, em escolas públicas para alunos de 1ª a 4ª séries
e em algumas sessões abertas ao público em várias cidades da região metropolitana. Já estão previstas apresentações em Sumaré, Hortolândia, Jaguariúna e Cosmópolis,  dentro do Projeto. O projeto Construir e Criar é uma parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra, em Campinas, com a Associação Cultural Mamulengo Luz e Cor, patrocinado pela Petrobrás.

A peça, com duração de 30 minutos, é um teatro de bonecos de luva e vara onde personagens como o macaco bugio - espécie em extinção que é encontrada na Mata de Santa Genebra - pássaros, borboletas, índios e outros interagem com rios, sol, mata e lua mostrando a degradação ambiental do planeta e refletindo sobre formas de proteger e preservar a natureza. As autoras Márcia Marchette e Teca Rios são também as atrizes manipuladoras dos bonecos da peça.

A Mata Santa Genebra fica na rua Mata Atlântica, 446, no bairro Bosque do Barão, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Apresentações e oficinas

O Projeto Construir e Criar terá 26 apresentações gratuitas que serão realizadas até o final do ano em escolas públicas de Campinas e em outros locais na cidade e na região abertos à população.

Também haverá duas oficinas para professores da rede pública para produzir os bonecos de papel machê e com sucata e outra que vai abordar biodiversidade como forma de estimular esta atividade lúdica na educação ambiental.

Quem quiser outras informações ou estiver interessado em receber a peça em sua escola pode ligar para os telefones: 3249-0720 ou 3249-0721, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Um comentário:

  1. Parabéns, Carlos, por mais uma reportagem significativa sobre a luta dos que se interessam verdadeiramente por Barão Geraldo e pela NATUREZA! Gisele, AMOC.

    ResponderExcluir