sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Prefeito toma posse e oposição assume a Câmara


Resultado inesperado para mesa diretora muda composição de apoio ao prefeito

A re-eleição do presidente da Câmara Aurélio Cláudio (PDT), juntamente com uma mesa diretora formada principalmente por vereadores de oposição foi a grande surpresa durante a posse do prefeito Hélio de Oliveira Santos e dos vereadores no dia 1º de janeiro em Campinas.

Depois que a coligação que re-elegeu Hélio, Unidos por Campinas, conseguiu eleger 26 dos 33 vereadores, esperava-se que o prefeito fosse garantir ampla maioria na Câmara, mas a divisão dos parlamentares deixou a base de apoio com apenas 12 vereadores.

Além de não ter conseguido eleger seu candidato, o ex-presidente da Câmara Dário Saadi (DEM), o prefeito vai enfrentar ainda dois vereadores da oposição, Petterson Prado (PPS) e Valdir Terrazan (PSDB), em cargos estratégicos na mesa diretora, como primeiro secretário e primeiro vice-presidente, respectivamente. Aurélio foi eleito com 21 votos e Saadi conseguiu votos de apenas 12 vereadores.

Novas secretarias

Durante a solenidade de posse do Dr Hélio e o do vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT) , o prefeito anunciou a criação de três novas secretarias: a Secretaria de Meio Ambiente, que terá o professor da Unicamp, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, como titular; a Secretaria de Serviços Urbanos, que será dirigida por Flávio Augusto Ferrari de Senço, que foi diretor do Departamento de Projetos, Obras e Viação.; e a Secretaria de Trabalho e Renda, que terá como secretário o presidente do diretório municipal do PT em Campinas, Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho.

Em seu discurso o prefeito afirmou que assume o compromisso de tornar “Campinas a melhor metrópole não capital do Brasil e a melhor cidade para se trabalhar e viver”. Hélio prometeu também zerar o déficit de vagas em pré-escola no prazo de dois anos e colocar Campinas como a primeira metrópole brasileira a ter 100% do esgoto tratado até 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário