sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O lucro do lixo


Existe um conceito disseminado de que o maior benefício na reciclagem de lixo está na preservação do meio ambiente, mas existem outros benefícios, econômicos, que devem ser levados em conta, e muitas prefeituras e empresas já descobriram isso.

O meio ambiente sofre agressões constantes dos meios de produção contemporânea, que priorizam o consumo de produtos industrializados e poluidores. Além da questão ambiental, existe uma forte motivação que está levando as pessoas a se preocuparem com a sustentabilidade, ou seja, a preservação de recursos naturais e qualidade de vida para as futuras gerações, com a manutenção do padrão de consumo atual.

Muitos dos elementos poluidores da natureza hoje podem ser reaproveitados com duplo benefício: a redução do desperdício e volume de lixo, e a renda de sua reciclagem. Material de construção (entulho), papel, alumínio, vidro e até o lixo orgânico se transformam em produtos que irão evitar mais consumo de recursos naturais. A produção de materiais de consumo não poluentes, ou resultado de matéria prima reciclável também estão em alta no mercado.

Diversas cidades da região de Campinas, entre elas Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, por falta de espaço ou licenciamento de áreas para aterro, encaminham diariamente 3,8 mil toneladas de resíduos sólidos para o aterro da Estre Ambiental, de Paulínia, que trata os resíduos de maneira profissional.

É um bom negócio para as prefeituras, que gastam menos que em operação de aterros próprios, e melhor ainda para a Estre, que recicla e trata o chamado lixo classe 2, de residências e indústrias, obtendo renda com o crédito de carbono resultante do metano (captação e queima do CH4 a fim de atender aos propósitos do Protocolo de Kyoto), tratamento do chorume e reciclagem de materiais sólidos (plástico, papel, alumínio e vidros) pela Cooperativa (Cooperlínia) que funciona no local.

Quando a melhor solução para resíduos de classe I (resíduos industriais líquidos, sólidos ou pastosos) for a destruição térmica em fornos de cimento, a Estre utiliza técnicas de queima com aproveitamento do resíduo como potencial energético ou substituto de matéria-prima na indústria cimenteira, sem qualquer alteração na qualidade do produto final. No sistema de gerenciamento de triagem e reciclagem de matérias da construção civil, um britador com capacidade de 100 toneladas de entulho por hora, permite que a máquina transforme entulho em britas com diversas finalidades e aplicações.

No final das operações, previstas para 20 anos, a empresa se compromete a devolver o local com um bosque natural recuperado com plantas nativas da Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário