quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Escola de educação infantil comemora 40 anos

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Agostinho Páttaro, localizada em Barão Geraldo, vai comemorar com uma grande festa os 40 anos de história e existência no sábado, dia 7 de novembro.

A festa, chamada de Momento Cultural, será aberta aos pais e a toda comunidade, e está prevista para acontecer das 10h às 17h. Com uma vasta programação, as atrações vão desde a apresentação do tenor Vicente de Paulo Montero, com composições de Carlos Gomes, além de atividades culturais como apresentações de coral, circo, teatro e poesia, demonstração de adestramento de cães da Guarda Municipal, até a apresentação de um documentário sobre a história da escola.

“O documentário é inédito e super importante. A equipe da escola fez uma vasta pesquisa, com recortes de jornal, fotos do arquivo do Museu da Imagem e do Som e depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória da escola nesses 40 anos”, afirmou a diretora da unidade, Regina Valverde.

Segundo a educadora, a comemoração, incluindo a produção do documentário, foi planejada pela equipe da Emei articulando a história da escola com o projeto pedagógico desenvolvido. A partir daí, familiares de Agostinho Páttaro - que empresta o nome à escola - foram localizados, a primeira diretora da unidade, a professora Enedina, hoje com 87 anos e que foi responsável por montar o pomar e a horta, que até hoje são cultivados pelos educadores e alunos, também foi convidada a participar da comemoração e do vídeo que conta a história da escola.

Outros personagens importantes para a Emei, como todas as diretoras que passaram por lá e alunos que hoje são professores ou acadêmicos, além do fotógrafo Henrique Oliveira Junior, que fez as fotos de inauguração da escola, tiveram participação e foram convidados para participar da grande festa organizada com dedicação pela equipe escolar. “Só pudemos preparar esse evento por causa de todas as pessoas que fizeram parte da escola”, disse a diretora.

Conhecimento

Como uma continuação das comemorações de 40 anos da Emei e com o objetivo de integrar os educadores das escolas públicas da região Norte de Campinas, onde está localizada a unidade, a equipe da Agostinho Páttaro organizou uma mesa redonda com o tema “Linguagem, letramento e educação” que será realizada na terça-feira, dia 10 de novembro, das 9h às 11h30. As mediadoras serão Angela Kleimen e Ana Lúcia Goulart, da Unicamp.

Segundo a diretora da escola, o debate será uma oportunidade que os educadores da Emei e de outras escolas terão para troca de experiências e atualização de conhecimentos. “Nossa escola é pública e tem muita qualidade e por isso, sempre buscamos o melhor para nossos profissionais e alunos”, concluiu Regina Valverde.

Serviço: O Momento Cultural acontece neste sábado, dia 7 de novembro, a partir das 10h na Emei Agostinho Páttaro (R. Manuel Antunes Novo,505,Barão Geraldo). Mais informações pelo telefone: (19) 32880347.

Confira a programação das comemorações dos 40 anos da Emei Agostinho Páttaro:

Dia 7/11- sábado

10h às 10h30 Abertura do Evento

10h30 às 10h45- Miguel (Sub-Prefeito de Barão Geraldo) e Equipe Pedagógica: Regina Valverde, Claudia Bueno e Maria José Ávila

11h às 12h- “Projeto Carlos Gomes” com Vicente de Paulo Montero (tenor) e Marisilda Tescaroli (vida e obra do Maestro Carlos Gomes)

12h às 13h- Demonstração do adestramento de cães da Guarda Municipal e apresentação do documentário “40 anos da EMEI Agostinho Páttaro”

13h às 14h -Coral da EMEI sob regência da professora Marina Milito

14h às 15h -Apresentação “Circo na Escola” com Daniel Lopes, Danilo Morales e Rodrigo Mallet ( FEF- ÚNICAMP)

15h às 16h- Apresentação do “Cabaré Semente”

16h às 17h -Declamação de poesias por Sebastião Vital (Jardineiro e Poeta da Sub-Prefeitura e EMEI)

17h Encerramento

Dia 10/11- terça-feira

9h às 11h30- Mesa Redonda: “Linguagem, letramento e educação”. Mediadoras: Angela Kleimen (professora do Instituto de Estudos de Linguagem- Unicamp) e Ana Lúcia Goulart (professora da Faculdade de Educação- Unicamp).

A Emei Agostinho Páttaro fica na Rua Manoel Antunes Novo, 505

Nenhum comentário:

Postar um comentário