segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Palestra do Sebrae atrai grande público


Cerca de 100 pessoas acompanharam atentamente as orientações profissionais para alavancar o comércio varejista

As “Tendências do Marketing no Varejo” e o “Programa Comércio Varejista de São Paulo” foram os temas de palestras ministradas pela gestora do projeto do Sebrae-SP no Sudeste Paulista, Alessandra Consoline Dalforno, dia 27 de outubro na Casa da Moqueca.

Aproximadamente 100 comerciantes acompanharam atentamente as palestras e orientações profissionais. Prestigiaram o evento o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Prefeitura, Sinval Roberto Dorigon, o sub-prefeito de Barão Geraldo Miguel Tadeu Rodrigues e outras autoridades.

Para a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, que apoiou o evento, o programa do Sebrae está sendo levado a todas as regiões de Campinas, e Barão Geraldo mostrou seu potencial com o grande público.

O sub prefeito Miguel Rodrigues elogiou a descentralização das ações da prefeitura e o secretário Dorigon o grande número de restaurantes em Barão Geraldo, que está transformando Campinas na capital gastronômica. “Lucro não é pecado e se o comércio tem mais lucros, paga mais impostos e ajuda Campinas”, discursou.


Marketing

 Alessandra iniciou a palestra orientando sobre questões fundamentais para o comércio, como preço e lucro, cenário de negócios, competição, canais de compras, perfil dos clientes e política de atendimento. “O melhor cliente é o que paga à vista com cartão. Quando é bem atendido fala para três ou quatro pessoas, mas quando é mal atendido fala para sete ou oito”, ensina.

A consultora falou também da importância do marketing e da propaganda para atrair mais clientes e ampliar as vendas. “A melhor divulgação é a que chega aos seus clientes. É importante investir em comunicação integrada e também facilitar o acesso dos clientes em horários alternativos”, destacou.

Segundo Alessandra, as promoções permitem aumentar temporariamente o movimento e existem mais de 60 tipos delas. As mais comuns são os descontos nos preços, ms podem ser brindes, cupons, e outras. “Deve se tomar cuidado para não cair na armadilha da promoção, quando o preço praticado não aumenta avenda e não cobre o aumento de custo”, alerta.

A importância do relacionamento com os clientes foi lembrada aos comerciantes. “Os que têm cadastro com data de aniversário podem enviar um cartão ou oferecer um produto com desconto nesta data para fidelizar o cliente”, acrescenta.

“O mais importante é não perder vendas com produtos inadequados, equipe deficiente, falta de opções de pagamentos, descuido das promoções, e divulgação ausente ou inadequada”, insiste a consultora.

“Quem não é visto não é lembrado. E aquilo que  se começa já está metade feito”, finaliza.

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