terça-feira, 22 de junho de 2010

A Prefeitura não quer debater a Lei, quer impor mudanças


A cidade de Campinas foi dividida (2006) em 9 macrozonas -MZ* e cada uma delas deve seguir um Plano de Gestão Urbana - PGU.

PGU? Por que devemos nos importar com ele?

O Plano de Gestão é o instrumento que define as regras para a ocupação do território, o zoneamento e, dessa maneira, orienta o crescimento da cidade; o tipo de ocupação dos espaços públicos e privados; onde poderá ocorrer o adensamento populacional e até que ponto este será permitido; se haverá ou não a verticalização; quais as áreas verdes que deverão ser preservadas, entre outros aspectos muito importantes que afetam o cotidiano dos habitantes.

No distrito de Barão Geraldo o planejamento, ocupação e crescimento são definidos pelo Plano Local de Gestão Urbana - PLGU BG - Lei 9.199 de 1996** que foi elaborado com ampla participação da comunidade. Mas infelizmente o que de fato aconteceu no distrito desde então foi o descumprimento do PLGU, agravando progressivamente os problemas que já existiam em 1996 e que até hoje não foram sanados pelo poder público municipal, como o trânsito, as construções irregulares, entre outras mazelas locais. A negligência com o PLGU estimulou o aparecimento de novos problemas como as grandes enchentes, o aumento populacional que gerou sobrecarga em todas as áreas vitais do distrito, além da maior vulnerabilidade das áreas verdes restantes, entre elas a Mata de Santa Genebra.

Neste momento, novamente discutiremos o futuro de Barão Geraldo. É hora de decidirmos o tipo de lugar no qual queremos viver, decidirmos em qual cidade desejamos morar, criar nossos filhos, trabalhar etc. É a hora de conhecermos e deliberarmos sobre os novos empreendimentos anunciados pela atual prefeitura que afetam diretamente o futuro de Barão Geraldo: Parque Ciatec II e Ceasa, entre outros. Quantos novos moradores virão para cá? E para onde irá o lixo uma vez que o Delta está saturado? Como a Mata de Santa Genebra sobreviverá ao adensamento populacional em seu entorno?

O futuro de Barão Geraldo, de Campinas e Região é responsabilidade de todos nós!

Por isso várias entidades estão mobilizadas para que a população participe, opine, comparecendo massivamente às reuniões!

Atenção ao calendário! Programe-se:
CRONOGRAMA DA SEPLAN
23 de junho (quarta-feira) – às 19h
Salão Paroquial Santa Isabel
Rua Ângelo Vicentin, 601
Bairros: Centro e Vila Isabel

24 de junho (quinta-feira) – às 19h
Associação PROBAIRRO
Rua Márcia Mendes, 702 - Cidade Universitária, parte II
Bairros: Cidade Universitária e Guará

28 de junho (segunda-feira) – às 19h
Fundação José Pedro de Oliveira (Mata de Santa Genebra)
Rua Mata Atlântica, 447 - Bosque de Barão
Bairro: Real Parque

AMOC
Associação dos Moradores e/ou Proprietários de Residências Unifamiliares da Cidade Universitária Campineira

Comentário
Dalmace Capell Neto disse...


Do lado de cá do rio Atibaia (Valinhos), estamos com o mesmo problema com as autoridades. O prefeito querer transformar a Serra dos Cocais em área urbana. Veja mais detalhes no www.serradoscocais.blogspot.com

abraços

24 de junho de 2010 07:57

Um comentário:

  1. Do lado de cá do rio Atibaia (Valinhos), estamos com o mesmo problema com as autoridades. O prefeito querer transformar a Serra dos Cocais em área urbana. Veja mais detalhes no www.serradoscocais.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir