segunda-feira, 21 de junho de 2010

Grupo Primavera celebra 30 anos com espetáculo de teatro e dança em defesa ao Meio Ambiente

Montagem levará  107 meninas ao palco do Centro de Convivência em Campinas nesta sexta-feira, dia 25 de junho, às 19h; adaptação literária “O Caso dos Pirilampos” valoriza figuras folclóricas brasileiras para falar de preservação da natureza e amizade 

O Grupo Primavera leva ao palco do Centro de Convivência de Campinas 107 alunas para apresentar um espetáculo de teatro, dança e música que celebrará os 30 anos da organização-não governamental e defenderá a preservação da natureza. A peça “O Caso dos Pirilampos” será encenada nesta sexta-feira, dia 25 de junho, às 19h, no Centro de Convivência Cultural em Campinas. Os ingressos devem ser adquiridos, gratuitamente, por telefone, com o Grupo Primavera. O espetáculo marca a Florada 2010, evento anual do Grupo Primavera. O tema da peça é a responsabilidade com o planeta Terra e o Meio Ambiente. 

O espetáculo integra o projeto Arte Teatral do Grupo Primavera e conta com apoio da Lei Rouanet. A narrativa folclórica é uma adaptação teatral da obra literária infanto-juvenil de Stella Leonardos. “O objetivo é resgatar a cultura folclórica e chamar a atenção das pessoas para o cuidado com o meio ambiente, a preservação das florestas, dos animais e a consciência com o gasto excessivo da água e com o consumo de energia”, explica Sandra Zuliani, diretora artística do Grupo Primavera.

De acordo com Sandra, responsável pela adaptação teatral, a peça fala de amizade.

Iara, a rainha das águas cantantes, num belo dia resolve se casar. Alguns pretendentes se apresentam, mas ela se apaixona pelo Sol. E ele se sente honrado. Toda a floresta se enfeita para o casamento deles, mas o que ninguém espera é que o danado do Saci-Pererê, interessado em Iara, resolve aprontar uma de suas traquinagens pondo quase tudo a perder. E é com a ajuda de seus amigos que Iara se livra dessa armadilha e se casa com o Sol. O Saci ganha uma chance de se desculpar e com a ajuda dos Pirilampos encontra a linda Caipora e se casa com ela. O Bem-te-vi aparece como o guardião da floresta e os pirilampos (vaga-lumes) como os narradores. A peça tem 1 hora e 05 minutos de duração.

30 anos
O Grupo Primavera comemora seus 30 anos de existência em 2010. A organização não-governamental atende mais de 480 adolescentes da região do São Marcos, periferia de Campinas. Com o foco na construção das Mulheres do Amanhã, a instituição realiza programas educacionais e culturais que desenvolvem valores humanos e o potencial criativo de jovens, principalmente de meninas, que transformam suas vidas e passam a ter um futuro com mais oportunidades.


Serviço:
Teatro
Florada do Grupo Primavera - O Caso dos Pirilampos
Data: sexta, 25 de junho.
Horário: 19 horas.
Onde: Centro de Convivência Cultural
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí – Campinas/SP
Ingressos: somente pelo telefone 3246-0021 (Grupo Primavera), com Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário