terça-feira, 13 de julho de 2010

Exposição abre novo espaço para artes visuais na Unicamp


Uma exposição que reúne obras dos artistas plásticos Miriam e Bjarne Norking acaba de abrir mais um espaço de artes visuais na Unicamp, nas dependências da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), em parceria com a própria BC-CL. A mostra, que pode ser visitada até o dia 30 de julho, no primeiro piso, é composta por uma coletânea de peças publicitárias que concorreram a diversos prêmios internacionais e por pinturas em couro e objetos tridimensionais elaborados a partir de sucatas.

O conjunto de obras de Miriam Norking, a Mirona, é constituído pelas pinturas em couro e por peças produzidas com sucatas. A artista, que tem obras em diversos catálogos e integra o Grupo Antropoantro, também faz esculturas e trabalhos em bico de pena. Já Bjarne Norking apresenta pinturas e pôsteres que participaram de vários festivais internacionais, entre eles o London International Advertising Awards, Nova York e o Ibero Americano de Publicidade. Os trabalhos têm uma forte inspiração nos veleiros dinamarqueses, tradição que o artista herdou dos antepassados. As embarcações são desenhadas por Bjarne e as velas pintadas por Mirona. As obras em acrílica serão reproduzidas num calendário a ser editado na Dinamarca.

A exposição, segundo Sônia Maria de Camargo Mazzariol, relações públicas da CDC, está inserida no calendário de atividades da coordenadoria, que prevê para o segundo semestre mostras de trabalhos de artistas importantes como Fúlvia Gonçalves, Maria Helena Mota Paes, do grupo Bernardo Caro, e Consuelo Debiaggi, com a exposição “Eu Encáustica, série Dourada”, sob curadoria de Afrânio Montemurro. O projeto está orientado na linha da memória e tem o objetivo de valorizar os artistas antigos e novos, suas produções contemporâneas e resgatar obras representativas dessa trajetória.

Eni Ilis - Outra exposição que integra a iniciativa da CDC é a intitulada “Possibilidades da Linha”, que pode ser visitada até o final de julho no Espaço de Arte da própria Coordenadoria. Quem assina as obras da mostra é a artista plástica Eni Ilis. Sobre as peças apresentadas ao público, o professor Regis de Morais fez o seguinte depoimento: “Ora seus trabalhos amam a superfície, o espaço desenhável em que linhas e riscos tecem emoções, ora certa tridimensionalidade a cativa, originando formas volumétricas.  No entanto, em tudo há movimento, seja brincando de infância ou lacrimejando gesticulações humano-arbóricas.  Tudo é a mesma magia que tece fios de risos e súplicas, a mesma que escreve poema sobre massas coloridas”.

Fonte: Antonio Scarpinetti - Ascom Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário