domingo, 29 de março de 2009

Agentes fazem arrastão contra a dengue em repúblicas de Barão Geraldo


Agentes da Secretaria de Saúde e da Unicamp realizaram na manhã deste sábado (28) um arrastão contra a dengue no bairro Cidade Universitária, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A principal preocupação na região são as repúblicas, pois é difícil encontrar os estudantes em casa e a época propícia para larvas coincide com o período de volta às aulas.

Além da dificuldade em identificar os criadouros, a época pós-chuva é ideal para a proliferação das larvas do mosquito. A visita porta a porta é a melhor opção para se combater a doença, segundo os funcionários que realizaram o arrastão.

De acordo com o biólogo da Visa Norte, Ovando Provatti, biólogo da Visa Norte, o bairro detém um nível preocupante de transmissão da doença, já que o número de casas fechadas é bastante significativo. "Devido ao grande número de estudantes e de pessoas que trabalham fora, muitas casas do bairro acabam ficando fechadas (cerca de 65%) ao longo da semana, impossibilitando o nosso trabalho", explicou o biólogo. Provatti ressalta ainda, que mesmo nas casas onde há empregadas é difícil a entrada dos técnicos. "Na maioria das vezes, essa profissional recebe orientações dos patrões para que não deixem ninguém entrar", completou.

Outro fator de transmissão é a grande circulação de pessoas no bairro, entre elas os universitários, que vêm de diversas cidades e podem estar contaminados, o que aumenta o índice de casos importados.

"O bairro sofre com o grande número de mosquitos e criadouros, além disso, existe um agravante que é o fato de que as pessoas contaminadas utilizam a rede particular para se tratar, dificultando um controle nosso sobre dados mais precisos da doença", disse Provatti.

O índice de casos de dengue em Campinas em 2009 ainda é considerado baixo. Até o momento, 45 pessoas contraíram a doença. Em 2008, o número chegou a 259. Já em 2007, quando houve uma epidemia, foram 9.208 casos confirmados.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário