segunda-feira, 12 de abril de 2010

MANIFESTO AMBIENTALISTA - VAZIOS URBANOS MAIS UM ACHAQUE CONTRA CAMPINAS

            Uma característica deste atual governo de Campinas é a sua voracidade em se apossar do solo de nossa cidade sem a menor responsabilidade com o futuro e a sustentabilidade urbana. Tratam o solo urbano e rural como se fossem suas propriedades. Inúmeras são as ações que demonstram tal avidez:  milhões de metros quadrados foram desapropriados erroneamente por conta de uma obra megalomaníaca e sem sentido em Viracopos; milhões de metros quadrados serão disponibilizados aos empreendedores do Trem de Alta Velcidade, o TAV; milhões de metros quadrados, mesmo sem Estudo de Impacto de Vizinhança (previsto por Lei), estão sendo remanejados na famigerada revitalização do centro; outros milhares de metros quadrados estão sendo cobiçados no entorno da Mata de Santa Genebra em sua área de proteção permanente de 300 metros; mais alguns muitos milhares de metros quadrados estão evolvidos na ampliação, sem pé nem cabeça e ilegal, do projeto Ciatec 2 à beira da APP do Rio Anhumas.

 
            Se não bastassem todos esses achaques praticados pelos TRAFICANTES DE SOLO URBANO encastelados no executivo e no legislativo, mais uma ameaça paira agora sobre Campinas. Trata-se da Lei dos Vazios Urbanos onde o executivo e parte do legislativo querem forçar todos os proprietários com áreas superiores a 50 mil m2 a "criarem obrigatoriamente" um projeto de ocupação. Ao falarem em projeto referem-se a projetos comerciais e nunca na criação de parques e reservas ambientais, projetos que aumentarão o trânsito de veículos em áreas e viários já saturados, além de provocar a ampliação da área impermeável o que implicará na drenagem urbana que já se encontra também saturada e com diversos pontos de alagamento, isso sem levar em conta o aumento da temperatura e do desconforto causado pelo adensamento urbano. O Ministério Publico Estadual foi claro ao dizer que essa lei não é bem vinda e que se for aprovada pelo legislativo gerará um ação contra o executivo e o legislativo. Frente a uma Secretaria do Meio Ambiente fraca, desaparelhada  e inapta, frente a um COMDEMA manipulado pelo executivo e um legislativo mancomunado, tememos que sejam estabelecidas as "bases legais" para que mais este achaque seja praticado contra nossa cidade. Se a PMC não consegue nem fazer cumprir o Plano Diretor existente por que tanta pressa em aprovar mais esta lei nefasta.
 
É fundamental que todos os cidadãos de bem, demonstrem seu repúdio contra essa lei dos Vazios Urbanos que entrará em votação nesta quarta feira dia 14 no plenário da Câmara.
 
Vamos estar lá presentes e mostrar que a sociedade campineira não aceita e repudia mais este ataque à cidade.

Movimento Ambientalista de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário