quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Politizador e juiz se destacam na diplomação dos novos vereadores


A quebra de protocolo pelo vereador eleito “Tonhão da Rapadura”, o “Politizador” Antonio Francisco dos Santos, no momento de sua primeira diplomação, e o discurso de cidadania proferido pelo Juiz Eleitoral Fábio Henrique Prado de Toledo, marcaram a solenidade de diplomação dos 33 vereadores que deverão defender os direitos do povo na próxima legislatura da Câmara Municipal de Campinas. A Justiça Eleitoral diplomou também, dia 18 de dezembro na Cidade Judiciária, o prefeito reeleito Hélio de Oliveira Santos (PDT), e o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT).

O novo vereador eleito em Campinas Antonio Francisco Santos (PMN), o Politizador, roubou a cena na sessão de diplomação dos eleitos na cidade. Único dos 33 vereadores eleitos a se pronunciar, o vereador ergueu seu diploma e andou pelo palco com os braços levantados, dizendo em voz alta: “Viva a democracia. Viva o povo politizado”. O gesto divertiu a maioria dos presentes e a platéia aplaudiu.

O Juiz Eleitoral Fábio Henrique Prado de Toledo, apesar de prometer ser breve em seu pronunciamento, estendeu um pouco discurso ao citar experiências pessoais, artigos fundamentais da Constituição Federal e fazer referências aos conceitos de Justiça e Cidadania, incluindo uma passagem bíblica.

Quando assumi a importante atribuição de coordenar as eleições em Campinas me veio a lembrança de quando era criança em Tapapuã e meu pai era candidato, quando um eleitor veio pedir o carro emprestado ao meu pai, e ao ser negado disse que não votaria nele. Ao que meu pai disse: “Se depender disso não quero seu voto”.

“Essa lição de ética e cidadania guardo na lembrança até hoje”, ressaltou o Juiz. Para exemplificar a importância da missão dos eleitos, destacou o fundamental respeito à Lei Maior. “No seu primeiro artigo a Constituição proclama como fundamento a dignidade da pessoa humana. Estamos aqui os três poderes reunidos para promover a dignidade da pessoa humana. Essa é a missão que nos foi confiada”, destacou.

“Construir uma sociedade com Liberdade implica em responsabilidade”, acrescentou o juiz. “A Justiça segundo os princípios do Direito romano é dar a cada um o que é seu e não lesar ao próximo”, acrescentou o juiz, pedindo honestidade aos vereadores, além da solidariedade para com os mais necessitados.

Quero lembrar o terrível julgamento do Juiz Pilatos, quando questionou a Cristo: "Não sabes que tenho poder para crucificar-te ou para libertar-te?" Jesus lhe respondeu: "Nenhum poder terias contra mim se do Alto não te fosse dado", citou o Juiz, para reforçar a responsabilidade do poder dado a cada um dos eleitos.“Convido também ao prefeito para que olhe para os menos favorecidos”, pediu diretamente ao prefeito.

O prefeito Hélio, em seu discurso, destacou que manterá o slogan “Primeiro os que mais precisam”, e que o grande desafio desse segundo mandato será realizar um governo melhor ainda que o primeiro. “Ter sido reeleito pela ampla maioria em Campinas me faz acreditar que desta vez o desafio será maior. Nossa responsabilidade será maior, já que teremos de superar tudo o que foi feito no mandato atual”, afirmou, ressaltando que nos próximos quatro anos irá priorizar a qualidade dos serviços prestados à população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário