quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Taquaral tem domingo de corrida e caminhadas




Com o tempo de 18 minutos e 09 segundos o corredor Paulo Batista de Carvalho foi o vencedor da “1ª Corrida e Caminhada da Melhor Idade Lar dos Velhinhos de Campinas”, realizada na Lagoa do Taquaral neste domingo de manhã, dia 21 de dezembro. O evento, que teve como tema o slogan “Correndo você chega lá”, contou com cerca de 300 participantes, entre jovens, adultos e idosos.

Entre as mulheres a primeira colocada foi Sarita Marina Malachias, em segundo lugar chegou Maria Cecília Teixeira, e a juíza de Direito Heliana Maria Coutinho Hess conquistou a terceira colocação. Os cinco primeiros colocados de cada categoria geral (Masculino e Feminino) para a prova de corrida, receberam troféus.

A corrida aconteceu em volta da lagoa, no percurso de 5.750 metros do lado de fora. Os mais idosos preferiram fazer a caminhada de 2.800 metros na pista de dentro da lagoa. Cerca de 200 pessoas participaram da caminhada. Todos os atletas inscritos receberam kits de participação com camiseta e medalha, trocadas pelo chip de participação após o término da prova.

Obesidade
Do outro lado da lagoa aconteceu a 1ª Caminhada de luta contra a obesidade, promovida pelo grupo multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A caminhada teve como propósito alertar a população quanto aos riscos para a saúde acarretados pela obesidade. “A obesidade é um problema de saúde pública que precisa ser discutido. Além disso, é importante mostrar o quanto o sedentarismo pode agravar problemas de saúde relacionados ao excesso de peso”, afirma Raquel Ward Leão, enfermeira do grupo multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade e uma das organizadoras da caminhada.

A data escolhida para a caminhada foi proposital, por anteceder as festas de final de ano, época em que as pessoas comem em excesso. Antes da caminhada, equipes do HC fizeram nos participantes a medição de pressão, alongamento, teste de glicemia capilar, entre outras atividades.

A equipe de gastroentereologia do Hospital de Clínicas e do Hospital Estadual de Sumaré realiza oito cirurgias bariátricas por semana. A fila de espera por este procedimento foi reduzida pela metade. Antes do processo cirúrgico, os pacientes atendidos no Ambulatório de Obesidade participam do grupo multidisciplinar composto por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário