terça-feira, 27 de abril de 2010

Editor do JB é nomeado Embaixador da Educação


O jornalista Carlos Tidei, editor do Jornal de Barão, foi diplomado no dia 26 de abril, durante solenidade de abertura da 1ª Semana da Educação do Compromisso Campinas pela Educação, Embaixador da Educação em Campinas, para atuar na melhoria da qualidade de ensino na cidade. 

O diploma foi entregue pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos. Também receberam a outorga os jornalistas Noêmia Gomes, das Rádios e TV Bandeirantes; Eduardo Lacerda, editor da EPTV; Carolina Cerqueira, chefe de redação da TVB; Bibiana Sant´Ana, editora de Suplementos do Grupo RAC; Flávio Botelho, repórter e apresentador da Rádio CBN Campinas; Mirna Abreu, assessora de comunicação da Câmara de Campinas; e Stephan Campineiro,  assessor de Imprensa da Emdec.

O evento foi promovido pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), e tem como uma das parceiras a Prefeitura Municipal de Campinas.

O evento ainda contou com a presença do embaixador da República da Coreia, Kyong Lim Choi, que falou sobre a educação naquele país, que é conside-rada exemplo mundial.

Para o coordenador do Compromisso Campinas pela Educação, Arnaldo Rezende. “Ninguém sozi-nho tem condições de mudar o quadro educacional. A política pública de educação é responsabilidade de todos. O terceiro setor, a iniciativa privada somos nós”, afirmou.

Durante o evento, foi lançada a campanha publicitária “Educação 10. É isso que Campinas quer!”, que tem como garoto propaganda Serginho Groisman, e que começa a ser veiculada em Campinas a partir de maio, com objetivo de divulgar o Compromisso Campinas pela Educação. 

O concurso de redação “Minha família na escola”, que vai premiar alunos dos 5º e 9º anos das escolas públicas das redes municipais e estaduais e ainda famílias, professores e escolas que contabilizem o maior número de estudantes inscritos, também foi lançado.

A Semana da Educação comemora o Dia Nacional da Educação (28 de abril), e visa divulgar a necessidade da melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. Palestras, oficinas, sessão de filme, circuito turístico por pontos relacionados à educação na cidade, e outros eventos estão entre as atividades previstas. Tudo gratuitamente. Os interessados devem se garantir a participação nas atividades com inscrições e mais informações pelo endereço eletrônico: www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao

Compromisso
O Compromisso Campinas pela Educação faz parte do movimento nacional Todos Pela Educação, e reúne os setores público, privado e Terceiro Setor, a fim de qualificar a educação pública na cidade de Campinas.

Criado em 2007, a meta do Compromisso Campinas pela Educação é melhorar substancialmente a performance escolar dos alunos das escolas públicas do ciclo básico por meio de projetos e programas desenvolvidos e executados pelos três setores da sociedade.
 
As metas do Compromisso que devem ser cumpridas até 2022 são: toda criança e jovem de quatro a 17 anos na escola; toda criança de oito anos saberá ler e escrever; todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série; todos os alunos vão concluir os ensinos Fundamental e Médio; o investimento em Educação Básica será garantido e bem gerido.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

HOSPITAL SOBRAPAR LANÇA CAMPANHA COM SANDY

A presidente do Hospital Sobrapar – Crânio e Face, Vera Raposo do Amaral, apresenta nesta segunda-feira, dia 26 de abril, às 10 horas, em um café da manhã para a Imprensa, a campanha publicitária “Doe novos sorrisos”, estrelada pela cantora Sandy.  É a primeira grande campanha do hospital em busca de recursos para ampliar a realização de cirurgias de grande porte e atendimento a pacientes. Eleito no ano passado pelo SUS como um dos melhores hospitais de São Paulo, a Sobrapar é referência no tratamento de deformidades craniofaciais.
A campanha resulta da forte ação solidária que uniu a cantora Sandy, a produtora Studio Eletrônico e dez veículos de comunicação que veicularão filme, spot, banners de internet e anúncio impresso.
A nova identidade visual e o novo site do Hospital Sobrapar, que integram a estratégia de atrair novos doadores, também serão apresentados à Imprensa.

Serviço:
Campanha Doe Novos Sorrisos – com Sandy
Lançamento: 26 de abril de 2010, às 10 horas
Hospital Sobrapar Crânio e Face
End: Rua Adopho Luz, 100 – Cidade Universitária – Campinas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mutirão ambiental plantará mudas no Ribeirão das Pedras


No próximo sábado, dia 24 de abril, acontecerá o Mutirão Ambiental em Barão Geraldo.

Serão plantadas dezenas de mudas de árvores na beira do Ribeirão das Pedras.

A ação é uma parceria entre AMOC, Grupo Ecos Bikers, Escola Curumim, Sub Prefeitura B. Geraldo, Unicamp, Sanasa, entre outros.

"Seja a mudança que deseja ver no mundo", nós podemos fazer a diferença.

Fonte:  Vagner dos Santos - Grupo Ecos Bikers www.ecosbikers.com.br

FEHOSP E BIONEXO – RESULTADOS IMPLANTAÇÃO COMPRAS CONJUNTAS CONSOLIDADAS

A Bionexo e a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) divulgam hoje (quinta), das 19h às 20h30, durante evento em Atibaia, interior de São Paulo, o resultado da implantação do modelo de compras conjuntas de insumos hospitalares, em expansão no Brasil, adotado por instituições afiliadas da federação. A Fehosp é a mais recente instituição a intermediar esse modelo de negócios pela Bionexo. A Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados) também adotou o modelo. A modalidade promove o fortalecimento dos hospitais frente às negociações junto a fornecedores e economia dos custos dos medicamentos e materiais, entre outros benefícios. O modelo foi iniciado pela Bionexo no Brasil em 2004. Atualmente, a Bionexo conta com 22 grupos de compras consolidadas no país.
A parceria entre a Bionexo e Fehosp está em vigor desde maio de 2007. Ao utilizar a plataforma, hospitais associados alcançaram economia em suas compras.

A Bionexo é a maior plataforma de negócios eletrônicos hospitalares da América Latina e Europa. A Bionexo atua em cinco países: Brasil, Argentina, México, Colômbia, além da Espanha. A plataforma eletrônica, que incorporou eficiência e economia no setor de saúde, reúne 450 hospitais e sete mil fornecedores no mundo, interligando 15 mil usuários.

Evento em Atibaia – Resultados parceria FEHOSP e Bionexo
Data: quinta-feira, 22 de abril
Horário: 19h00 às 20h30
Local: Hotel Bourbon Atibaia - Endereço: BR 381, Rod. Fernão Dias, Km 37, 5
Atibaia - SP/ ou pela Rodovia Dom Pedro I, entrada para Atibaia.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Zoonoses faz bloqueio vacinal contra raiva no Vale das Garças

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu nesta quinta-feira, dia 15 de abril, um bloqueio vacinal contra raiva animal no bairro Vale das Garças, em um condomínio com aproximadamente 250 chácaras. O bloqueio foi desencadeado após a confirmação de raiva em um morcego insetívoro encontrado por uma moradora no quintal de sua residência.

O bloqueio inclui ações de educação em saúde, mobilização e imunização de todos os cães e gatos que não foram vacinados no ano passado. O posto de vacinação foi montado numa praça central do Vale das Garças e funcionou das 9h às 13h.

Segundo o técnico em Agropecuária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Diego Vinicius Denadai, o morcego foi levado ao CCZ pela moradora no dia 5 de abril, no mesmo dia foi encaminhado para o Instituto Pasteur em São Paulo e, no dia seguinte, chegou o resultado positivo do exame.

Segundo Diego Denadai, assim que foi confirmado o caso de raiva, o CCZ iniciou o trabalho de orientação aos residentes naquela localidade. “Com o apoio da associação dos moradores do condomínio, iniciamos a distribuição de dois tipos de folhetos, um para comunicar a ocorrência e as providências a serem tomadas e outro, já padronizado, para informar sobre o morcego e seu papel na natureza. “Muitas pessoas enxergam os morcegos como maléficos, quando, na verdade, eles são importantes no controle de insetos e na dispersão de sementes”, explicou.

A médica veterinária Tosca de Lucca Benini, da Visa Norte, chama a atenção da população para a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva. Ela lembra que o último caso de raiva animal em Campinas foi registrado em 1989. “No entanto, a população deve ficar atenta uma vez que o vírus ainda circula na cidade, como mostra o exame positivo nesse morcego encontrado no Vale das Garças”, adverte. Segundo ela, esse foi o quarto morcego contaminado com o vírus da raiva encontrado neste ano em Campinas.

Conforme esclarece a veterinária, “ao vacinar os animais de estimação, indiretamente também protegemos a população humana. Por isso – complementa a médica veterinária, além das ações de prevenção e controle, como esse bloqueio no Vale das Garças, os moradores de Campinas devem levar seus cães e gatos para serem imunizados”.

A raiva

A raiva é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive humanos. Em todos os casos, sem exceção, após manifestar os sintomas, a doença evolui para a morte. Mas embora não tenha cura, há maneiras de prevenção e uma das formas é a vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença para o homem no meio urbano.

Esses animais podem manter contato com outro mamífero doente, como o morcego, se infectar e transmitir a doença para o homem. Por isso, é importante manter estes animais vacinados contra a doença.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Campinas registra duas mortes suspeitas de dengue

 A Secretaria Municipal de Saúde informa nesta quinta-feira, dia 15 de abril, que investiga DOIS ÓBITOS suspeitos de dengue entre moradores de Campinas. São os primeiros casos de morte entre moradores do município com sintomas sugestivos de dengue em 2010. Os pacientes, dois homens adultos, residiam um na Região Noroeste – falecido dia 4 de abril - e outro na Sudoeste – falecido dia 9. Em 2009, houve uma morte por dengue em Campinas. No acumulado do ano, até dia 12 de abril, foram confirmados 641 CASOS da doença no município. Deste total, oito casos foram de dengue com complicações e dois de febre hemorrágica de dengue, sendo 1 autóctone e 1 importado da Bahia.

 A Secretaria de Saúde ressalta que os médicos dos setores públicos e privado devem considerar a hipótese diagnóstica de dengue em paciente com febre e realizar avaliação clínica cuidadosa com especial atenção para sinais de gravidade da doença que incluem: sonolência, tontura, sudorese, dor abdominal intensa e contínua, hipotensão postural, sinais de hemorragia ou irritabilidade.

2. MEDIDAS ADOTADAS

 Entre as ações de assistência já em andamento, a Secretaria de Saúde de Campinas convocou todos os coordenadores de unidades de Pronto Atendimento, chefes de plantão médico, coordenadores das unidades básicas de saúde e coordenadores de enfermagem dos serviços de urgência e emergência para reunião na segunda-feira, dia 19 de abril, para chamar a atenção de aspectos específicos no manejo de pacientes suspeitos de dengue. Horário e local da capacitação serão confirmados em breve.

ProBairro elege nova diretoria

Em assembléia realizada no dia 13 de abril foi eleita nova diretoria da Associação ProBairro, para um mandato de dois anos. Na oportunidade, foram apresentadas as prestações de contas, o balanço financeiro da entidade, as melhorias realizadas pela atual diretoria e a proposta de trabalho dos membros recém empossados.


Entre as propostas estão melhorias na segurança do bairro; a busca pelo equilíbrio financeiro; avaliação dos resultados dos serviços contrtados; melhorias na comunicação com associados; a elaboração de um plano de melhoria nas condições de trabalho; um projeto de manutenção do patrimônio; e a reforma do estatuto, com a inclusão de um 2º tesoureiro e um 2º secretário na diretoria.


Os moradores associados presentes também fizeram sugestões para a nova gestão, tais como instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos; um projeto de revitalização do bairro; fiscalização de construções irregulares; maior aproximação e cobrança de ações da sub prefeitura; e a criação de uma comissão de moradores para participar das reuniões do Conseg.


Os novos membros da diretoria são:
  • Presidente - Carlos A. B. Guimarães
  • Vice Presidente - Paulo Roberto Santos Ivo
  • Tesoureiro - José Ricardo Alves Rodrigues
  • Secretaria - Leda Regina Coutinho
  • 2 ª Secretaria - Leda Regina Coutinho
  • Auxiliar Administrativo - Michele do Amaral Laneri
  • Conselho Fiscal


    • Cesar Alexandre v. Risk
    • Liscio J. Monnerat Caparelli
    • Anna T. B. C. S. Pinto

terça-feira, 13 de abril de 2010

Polícia fecha o cerco ao crime em Barão

Uma ação integrada de prevenção ao crime em Barão Geraldo foi desencadeada no dia 12 de março com participação de viaturas do 7º Distrito Policial, Rocam (RondasOstensivas com Apoio de Motocicletas), Força Tática e Guarda Municipal. A operação conta com o elemento surpresa e é feita alternadamente em todos os horários, desde a madrugada, pela manhã, à tarde e à noite.

No dia 12 a operação funcionou das 14h00 às 23h00, e deve se repetir nos próximos dias em vários bairros do sub distrito. A Polícia Militar conta com o apoio da população nestes dias com ligaçõespara o 190 ou 181, que "o atendimento será imediato", afirma o capitao Adriano Augusto Leão, comandante da PM na região. "Temos o suporte de efetivos e as ações são dinâmicas", acrescenta o capitão.

Segundo ele tem sido registradas ocorrências com bandidos de outras cidades na região, principalmente vindos da Capital, e com esta operação de saturação a PM espera efetivar alguns flagrantes. Pessoas e veículos suspeitos são abordados para vistoria, principalmente motocicletas, "muito usadas para assaltos e fugas rápidas", aletrta o capitão Augusto.

Grupo Primavera reúne voluntárias em Encontro Anual

ONG reunirá as Mulheres Primavera, voluntárias que usam sua força e talento em prol da sustentabilidade da instituição   

Estimular a solidariedade e o voluntariado é o objetivo da Reunião Anual das Mulheres Primavera, que será realizada pela ONG Grupo Primavera nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 8h no Vitória Hotel, em Campinas. O encontro, que integra o calendário de eventos da ONG, começou a acontecer em 2007 com a formação desse time de mulheres.

As Mulheres Primavera surgiram graças à crença da ONG no papel das voluntárias na transformação social, aproveitando sua rede de contatos para auxiliar na sustentabilidade da instituição. São mulheres de diferentes áreas e perfis profissionais que unem forças e talento para colaborar com o Grupo Primavera, dentro das condições possíveis da vida moderna.

Esta reunião integra também o inicio das comemorações dos 30 anos da ONG em 2010. Desde sua fundação, o trabalho na região do Jardim São Marcos nasceu e cresceu graças à generosidade e ao voluntariado, pilar de diferenciação e caracteristica fundamental da sustentabilidade da entidade. Nos primeiros 12 anos da instituição, o grupo funcionou totalmente com voluntárias e a colaboração das meninas atendidas.

“Chegamos até aqui com voluntárias e nosso trabalho é envolver cada vez mais pessoas e iniciativas de setor privativo nesta causa, garantindo a missão de transformação da realidade das meninas que moram na região do São Marcos, em Campinas. Queremos incentivar novas . viáveis,  e criativas fontes de captação de verbas para as futuras Mulheres Primaveras de  nossos projetos”, explica a fundadora da instituição, Jane Sieh.

Atualmente o Grupo Primavera atende cerca de 500 meninas naquela região.
A psicóloga Lurdes Gaspar fará uma palestra sobre Voluntariado e Sustentabilidade durante o encontro, e conta com a equipe de moderadoras voluntarias de Empresa Bosch . O evento neste ano acontecerá pela primeira vez no Vitória Hotel, parceiro na iniciativa.

Agenda:
Reunião Anual das Mulheres Primavera
4ª feira, 14 de abril, a partir das 8h
Vitória Hotel – Sala Paraty
Av. José de Souza Campos, 425 – Campinas/SP

Lançamento de livro no Café e Arte

Será no badalado Café de Barão Geraldo o lançamento do livro “Técnica de Alexander - Postura, equilíbrio e movimento” de Regina Vieira

 O livro “Técnica de Alexander - Postura, equilíbrio e movimento”, de Regina Vieira, será lançado nesta quarta-feira (14 de abril), no Café e Arte, em Barão Geraldo. O evento contará com a presença da autora e do artista Ivan Vilela com sua viola de dez cordas.

 Serviço:
O que: Lançamento do livro “Técnica de Alexander - Postura, equilíbrio e movimento” de Regina Vieira
Quando: 14 de abril, a partir das 19h30min.
Onde: Café e Arte - Rua Maria Ferreira Antunes, 6  (esquina da Praça do Coco), em Barão Geraldo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nuvohc convida para a Bacalhoada do Pedrinho

  Caros amigos,
 Convidamos VOCÊ, FAMILIARES E AMIGOS a participarem da famosa Bacalhoada do Pedrinho, em prol do Nuvohc-Núcleo    de Voluntários do Hospital de Clínicas/UNICAMP.
 É uma grande oportunidade de ajudar o próximo, se divertindo!
 Segue, anexo, cartaz de divulgação com detalhes do evento.
 Sentiremos muito honrados com sua presença!

 Diretoria do Nuvohc
 fone: 32893122
 www.hc.unicamp/nuvohc

Emdec faz rodada de debates do transporte com três reuniões em Barão

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC – levará os debates para o distrito de Barão Geraldo, para o bairro Vila União e realizará uma reunião voltada às pessoas com deficiência.

A primeira reunião acontecerá na Casa dos Conselhos, na próxima quarta, dia 14 de abril, a partir das 16 horas. Esse encontro é destinado às discussões das pessoas com deficiência. A Casa dos Conselhos fica à Rua Ferreira Penteado, 1330, no Centro.

Nesse mesmo dia, 14 de abril, será realizada uma reunião no distrito de Barão Geraldo. O encontro acontecerá no Salão Paroquial Santa Izabel, a partir das 19 horas. O endereço do Salão é Rua Ângelo Vicentin, 601 – Barão Geraldo.

Já na Vila União, o encontro acontecerá no dia 15 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na Associação de Moradores da Vila União, localizada na Rua Dusolina Leone Tornieux, 250, na Vila União.

Nas reuniões da Quarta Rodada, representantes da EMDEC dialogam com os munícipes para avaliar o sistema de transportes, o Bilhete Único e os avanços na mobilidade em Campinas.

Essa é também uma oportunidade para que a equipe da EMDEC receba demandas e necessidades da população relacionadas ao trânsito e transportes.

Para mais informações da 4ª Rodada, entre em contato com o Departamento de Controle de Atendimento da EMDEC, pelo telefone (19)3772-4248 ou acesse o site: www.emdec.com.br

MANIFESTO AMBIENTALISTA - VAZIOS URBANOS MAIS UM ACHAQUE CONTRA CAMPINAS

            Uma característica deste atual governo de Campinas é a sua voracidade em se apossar do solo de nossa cidade sem a menor responsabilidade com o futuro e a sustentabilidade urbana. Tratam o solo urbano e rural como se fossem suas propriedades. Inúmeras são as ações que demonstram tal avidez:  milhões de metros quadrados foram desapropriados erroneamente por conta de uma obra megalomaníaca e sem sentido em Viracopos; milhões de metros quadrados serão disponibilizados aos empreendedores do Trem de Alta Velcidade, o TAV; milhões de metros quadrados, mesmo sem Estudo de Impacto de Vizinhança (previsto por Lei), estão sendo remanejados na famigerada revitalização do centro; outros milhares de metros quadrados estão sendo cobiçados no entorno da Mata de Santa Genebra em sua área de proteção permanente de 300 metros; mais alguns muitos milhares de metros quadrados estão evolvidos na ampliação, sem pé nem cabeça e ilegal, do projeto Ciatec 2 à beira da APP do Rio Anhumas.

 
            Se não bastassem todos esses achaques praticados pelos TRAFICANTES DE SOLO URBANO encastelados no executivo e no legislativo, mais uma ameaça paira agora sobre Campinas. Trata-se da Lei dos Vazios Urbanos onde o executivo e parte do legislativo querem forçar todos os proprietários com áreas superiores a 50 mil m2 a "criarem obrigatoriamente" um projeto de ocupação. Ao falarem em projeto referem-se a projetos comerciais e nunca na criação de parques e reservas ambientais, projetos que aumentarão o trânsito de veículos em áreas e viários já saturados, além de provocar a ampliação da área impermeável o que implicará na drenagem urbana que já se encontra também saturada e com diversos pontos de alagamento, isso sem levar em conta o aumento da temperatura e do desconforto causado pelo adensamento urbano. O Ministério Publico Estadual foi claro ao dizer que essa lei não é bem vinda e que se for aprovada pelo legislativo gerará um ação contra o executivo e o legislativo. Frente a uma Secretaria do Meio Ambiente fraca, desaparelhada  e inapta, frente a um COMDEMA manipulado pelo executivo e um legislativo mancomunado, tememos que sejam estabelecidas as "bases legais" para que mais este achaque seja praticado contra nossa cidade. Se a PMC não consegue nem fazer cumprir o Plano Diretor existente por que tanta pressa em aprovar mais esta lei nefasta.
 
É fundamental que todos os cidadãos de bem, demonstrem seu repúdio contra essa lei dos Vazios Urbanos que entrará em votação nesta quarta feira dia 14 no plenário da Câmara.
 
Vamos estar lá presentes e mostrar que a sociedade campineira não aceita e repudia mais este ataque à cidade.

Movimento Ambientalista de Campinas

Moradora critica vereador do cocô de cachorro

Sou moradora de Barão também.
Mudei-me para cá recentemente, mas já morei aqui antes.
Adoro aqui !
Estou na Cidade Universitária, bem em frente aao Boldrini.
Gosto muito deste jornal... parabéns !!
Gostaria muito de escrever para um jornal como este, embora não seja jornalista, apenas uma professora de Ingles e emora tenha terminado um livro biográfico de Carlos Gomes agora, também não sou escritora... rsrs...

Um abraço

DENISE MARICATO


quinta-feira, 8 de abril de 2010


VEREADOR DO COCÔ DE CACHORROS EMPANA FESTA !

USO POLÍTICO EMPANA BRILHO DO BOI FALÔ DE BARÃO


(...) O sub prefeito Miguel Rodrigues, na função de mestre de cerimônias, elogiou a contribuição do vereador... com o som do palco...(...)
(...)Por causa do descontentamento de muitos, o vereador teria prometido que não compareceria este ano. Estava lá dando entrevista para a imprensa e posando como "dono" da festa.(...)
----------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:
Este vereador, o do cocô, é jovem e, ao que parece, deixou há muito de ser aprendiz de feiticeiro.
Tudo isto é uma grande brincadeira e a gente é que paga a festa ! Somos um bando de otários.
Não são todos, mas muitos vereadores de Campinas querem este "cargo" pra brincar com a população. Eles riem naquelas "reuniões" da Câmara, debocham do povo e ninguém faz nada.
Até aqui, pra escrever estas linhas e colocar pra fora minha indignação, sou censurada em minha própria casa. Querem calar minha boca, ou melhor, imobilizar minha mão.
Mais uma vez eu digo: não tenho a mínima intenção de agradar este ou aquele, só pra não criar inimizades. Não sou ligada a essa pequenez.
Se a Câmara Municipal de Campinas quer ser respeitada pela população, ela que freie seus vereadores e coloque ordem na casa: afinal, tem vereador querendo o Dia do Samurai, tem vereador criando "containers" pra cocô de cachorro, tem vereador "terceirizando" "exercícios" a la Bill Clinton, dizendo que foi um funcionário e não ele... e assim vai !

Agora esse, o do cocô canino, usa uma festa popular, criada pela população de Barão Geraldo e financiada pelos comerciantes e pelas pessoas em geral, pra fazer campanha eleitoral antecipada !
Foi por essa razão que ele pagou a som: pra ouvir a própria voz !
Que pena, sangue novo deveria significar outra coisa, que não cair na mesmice de sempre !...
Acorda Campinas !
-------------------------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:


"NO MUNDO, COSTUMA-SE CHAMAR DE HABILIDADE, A FALTA DE VERGONHA."(Cándido Nocegal y Rodríguez de la Flor)

Vereador contesta informações do Jornal de Barão

Campinas, 29 de março de 2010

Prezado Editor

A edição do Jornal de Barão, de 12 de março último, dedica as páginas 03 e 04 a duas reportagens sobre a situação enfrentada por parte dos moradores dos bairros Guará e Vale das Garças. O tom crítico dos textos acentua-se com o teor do editorial publicado na página 02, o qual resvala para ataques pessoais, sem qualquer fundamento ou elemento que venha a provar acusações totalmente improcedentes.

Sobre o teor do editorial, creio que beira à irresponsabilidade quando aponta “interesses particulares” como razão para a Prefeitura não dar atenção aos problemas do distrito. Como jornalistas que são, devem saber que se há uma acusação deve haver evidências e provas, aliás, que em momento algum são apontadas. Ao fazer a afirmação, sem provas, fica a leviandade. Mesmo porque, no nono parágrafo do editorial consta que “Vinte anos se passaram e até hoje os moradores do Guará não conseguiram pavimentar uma rua onde passa o ônibus escolar...”. Ora, e as outras não foram pavimentadas? E isso demora 20 anos? Ou seja, quem administrou essa questão antes do atual governo?

Depois, nos surpreendemos com ataques ofensivos, gratuitos, a mim e aos familiares do Dr. Hélio. Com qual propósito? Ou qual motivação? Podemos deduzir várias razões, inclusive, ao adotarmos o mesmo tom, na suspeição de interesses outros, até obscuros, que movem tais agressões. Temos consciência das condições de inúmeros bairros da cidade, muitos deles nascidos em loteamentos clandestinos geradores dos mais variados problemas e que, mesmo assim, receberam atenção e projetos da Prefeitura.

Os moradores e a comunidade do Guará e de outros bairros do distrito são pessoas corretas e sabem quando há quem procura induzi-las ao erro. O crescimento acelerado de Campinas causa, sim, transtornos, que nem sempre são resolvidos com agilidade. Mas isso não é uma particularidade do Guará e dos bairros próximos.  A afirmação, de origem anônima, sobre o “prefeito não fazer nada por Barão” soa eleitoreira e partidária, pois é típica de quem quer esconder a realidade. Ou de alguém frustrado por não ter obtido sucesso em suas demandas pessoais.

E por estar citado na reportagem da página 03, intitulada “Poder público cria (sic) problemas para o Guará”, venho oferecer os seguintes esclarecimentos:
O trecho da Rua Pedro Guidotti, no Guará, de fato, sofre, há tempos, pela inconclusa obra de infra-estrutura, a qual compreende a instalação de galerias pluviais, rede de água e esgoto, pavimentação etc.
A origem desse problema se encontra no tipo de loteamento, no qual se tentou instalar uma rede de galerias em desacordo com os parâmetros técnicos exigidos em lei. E a empresa responsável pela pavimentação, cujos proprietários amargaram uma crise gravíssima, deixou de dar continuidade a diversos contratos.

Durante o período em que respondi pela subprefeitura de Barão Geraldo, pude me reunir diversas vezes com os moradores da região. Atendi ao pedido da maioria que reivindicava alterações no trajeto da linha de ônibus para o bairro, bem como conversamos em várias oportunidades sobre o problema central que impedia a continuidade da obra de ajuste e instalação dos tubos destinados à água pluvial. Quero deixar claro que todo o esforço esbarrava na forma de contrato para a pavimentação, entre os moradores e a empresa responsável que estava obrigada a atender à legislação municipal que regula a instalação de infra-estrutura, em particular a galeria de água pluvial.

Como citado na reportagem, de fato os moradores me procuraram para encaminhar a proposta para a execução do pavimento e do calçamento da rua. Ocorre que, como subprefeito, os atendi e encaminhei o pedido à Prefeitura, responsável pela fiscalização dos serviços de implantação da rede pluvial e de outros recursos de infra-estrutura.

Há um impasse nesse caso, pois a Prefeitura não pode assumir uma obra que não atende à legislação regulamentadora dos projetos de infra-estrutura. A exigência de adequação da tubulação para um metro de diâmetro se justifica por razões técnicas que precisam ser cumpridas, caso contrário o sistema não dará conta do volume de água gerado pelas chuvas, principalmente no período do verão.

Deve-se esclarecer, ainda, que a responsabilidade pela pavimentação das estradas vicinais cabe ao Governo do Estado, o qual foi procurado e acionado por diversas ocasiões para a conclusão das obras na região.
Assim, tanto a Prefeitura como a subprefeitura não podem ser responsabilizadas pelo incidente e pela interrupção dos serviços contratados pela comunidade. Além disso, todos sabem dos interesses partidários que contaminaram as discussões sobre as obras. Caso houvesse, à época, vontade política, como cobrada na reportagem, os serviços já teriam sido concluídos. De certo modo, o governo do Dr. Hélio recebeu mais essa herança e, sem qualquer má vontade, procura um meio para dar uma solução, mas que deve ser correta e não apenas um improviso.

Atenciosamente, e sempre disponível para qualquer esclarecimento e diálogo,

THIAGO FERRARI
Vereador e ex-subprefeito do Distrito de Barão Geraldo.

domingo, 11 de abril de 2010

Ambientalista alerta para lei do Vazio Urbano

No dia 14 próximo irá a votação na Câmara Municipal de Campinas a lei dos Vazios Urbanos que altera o uso de áreas de Campinas e anula o Plano Diretor. Nós os ambientalistas, o Ministério Público através do Dr. Albejante e os vereadores de oposição, temos declarado que esta lei é nociva à cidade. Se aprovada será mais um achaque contra nossa Campinas praticado por aqueles que encarnam o papel de Traficantes de Solo Urbano. A Câmara Municipal tem o dever de recusar sua aprovação sob pena de ser conivente com mais essa nefasta agressão à nossa cidade.

Victor A. Petrucci
Vice Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente COMDEMA
Presidente da Assoc. Moradores do Vale das Garças
Diretor do SOS - Mata Sta Genebra - Uma mobilização da Sociedade
RG 3.129.318
Tel 3287-4428

sábado, 3 de abril de 2010

Abuso político empana brilho do Boi Falô


Uma festa que já foi genuinamente popular vem perdendo o brilho nos últimos anos por causa da apropriação indevida por políticos locais. Muitos comerciantes deixaram de contribuir e participar indignados com a exploração da comemoração da lenda mais famosa de Campinas: o Boi Falô.
A festa organizada este ano, a 15ª ininterrupta, reuniu menos de duas mil pessoas. Em anos anteriores o evento chegou a reunir mais de cinco mil participantes.
O sub prefeito “deu uma de Miguel”, na função de mestre de cerimônias, elogiou a contribuição do vereador Thiago Mauricinho Ferrari com o som do palco, o que ‘garantiu’ a realização do evento (é correto um funcionário público fazer política eleitoral antecipada usando a máquina pública? Segundo consta, é a prefeitura que ‘organiza’ o evento. Com a palavra o Ministério Público e juízes do TRE).
Nem uma palavra para as dezenas de comerciantes que contribuiram com a compra de 1.700 camisetas, com a doação do macarrão e da sardinha, nem aos  voluntários que todo ano se dedicam a cozinhar e servir o povo ou aos artistas que se apresentam gratuitamente.
Por causa do descontentamento de muitos o vereador teria prometido que não compareceria este ano. Estava lá dando entrevista para a imprensa e posando como 'dono' da festa. Mais uma promessa, entre tantas, não cumprida.
O Boi Falô

A lenda remonta de 1988, quando o escravo Toninho, forçado a trabalhar numa Sexta Feira Santa, obedeceu e, chegando ao pasto o boi olhou para ele e disse: “-Toninho, hoje não é dia de trabalhar, hoje é dia de se guardar”. O escravo correu e contou o que havia sucedido e, naquele dia, ninguém trabalhou.
O Barão Geraldo de Rezende, que era homem descrente, virou rezador e Toninho virou escravo doméstico, trabalhando dentro da casa até sua morte, quando foi enterrado ao lado do Barão Geraldo de Rezende, por seus serviços prestados à família. O túmulo do escravo Toninho é um dos mais visitados no Dia de Finados, principalmente por pessoas que acreditam alcançar uma graça.
A festa do Boi Falô é realizada todo ano desde então, por ocasião da Sexta-feira Santa, sempre com uma macarronada ao molho de sardinha servida ao povo. Há quinze anos os baronenses Zé Barbuti e Atílio Vicentim decidiram cozinhar 40 quilos de macarrão para o povo preservar a tradição iniciada com a família do Barão Geraldo e lembrar a lenda do distrito. Atualmente são servidos mais de 500 quilos e Tinho Barbutti, filho do pioneiro, ainda cozinha o macarrão.
A igreja católica apóia e o padre benze a comida antes de ser servida, que o povo acredita ter poderes curativos.
O sub prefeito manifestou preocupação com o número de camisetas, 1700, doadas por 16 comerciantes, que poderiam não ser suficientes. Deve ter sobrado, assim como o macarrão.
"Fecha corpo"
Incomodados com a interferência indevida na festa popular um grupo de baronenses realiza paralelamente na Sexta-feira Santa  a festa do “Fecha Corpo”, onde é servida uma cachaça com seis tipos de ervas e catuaba para evitar maus fluídos.

Alguns que ainda participam do Boi Falô passam por lá antes para tomar a proteção.
O evento é realizado na Real Bebidas Scavassa há seis anos por um grupo de amigos. A turma da 5ª do Fubá é frequentadora assídua e o proprietáro do local, Antonio Scavassa, serve pão ao molho de sardinha. Cerca de 500 pessoas participaram.